sábado, 16 de outubro de 2010

Você sabe o que é fotografia lomográfica?

Para entender o que diabos é isso, um pouquinho de história: na antiga URSS, na década de 80, o ministro da indústria e da defesa, um fã de fotografia, ordenou à empresa LOMO a fabricação de câmeras baratas para chegarem aos lares soviéticos como uma verdadeira ferramenta de propaganda. Pois bem, essas câmeras - com lentes feitas de plástico - foram fabricadas massivamente e invadiram os países comunistas.
Uma LOMO LC-A, produzida na URSS
Em 1991 estudantes austríacos passaram as férias na República Checa, e lá conheceram as câmeras LOMO LC-A. Passaram a fazer fotos de maneira totalmente despretensiosa e, por muitas vezes, de maneira aleatória. Os efeitos fotográficos provocados pela câmera encantaram os caras, que logo fizeram a mania se espalhar pela Europa.
As principais características das fotos lomo são deformações nas cores, luminosidade intensa e descompromisso com a nitidez. Mas mais do que isso, lomo significa hoje pra muita gente um estilo de vida, de fazer arte de forma divertida com relatos do próprio cotidiano em imagens de um jeito bem vintage. Diria inclusive que esse tipo de fotografia me lembra um estilo indie, ou coisa assim.
Hoje existem muitas câmeras que imitam o efeito. São as chamadas toy cameras, ou câmeras de brinquedo. A ideia é exatamente a mesma: tornar a fotografia um estilo de vida. Mas isso é assunto pra outro post. Prometo que não demorará. :)
Fonte e imagem: Lomography.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário