O nome em inglês, Toy Camera, já dá uma ideia do que seria esse tipo de máquina fotográfica. Tem muita gente que afirma, e eu compartilho dessa opinião, que fotografia, antes de uma obrigação ou uma profissão, pode ser uma bela diversão. Afinal, quantas pessoas você conhece que dizem fotografar por hobby? Essa não-obrigação, a possibilidade de ser fotógrafo de fim de semana, é simplesmente fantástica. Você não precisa se comprometer com a qualidade, não tem ninguém te pagando, no seu pé pra fazer fotos posadas com a mãe da ex-vizinha.
Essa possibilidade de experimentação é a grande proposta da fotografia lomográfica, como eu expliquei por alto no post anterior. Mas esse estilo nasceu da LC-A, descoberta pelos amigos europeus. E isso já faz um tempinho. Até o estilo se espalhar, muita gente esteve de olho na tendência e as indústrias trataram de produzir também suas câmeras lomo, que imitam os efeitos da LC-A. Hoje temos uma variedade infinita de modelos, tanto quanto a criatividade permitir.
Daí nasceu a ideia de toy camera, que vai de híbridos com LEGO a máquinas que fingem ser latas de refrigerante. Dessa vez não vou focar em nenhum modelo específico, mas uma dica é fuçar as lojas online no Brasil Toy Camera e Lomography. Uma boa notícia? A maioria não é cara, mesmo sendo todas importadas!
Disponível na Toy Camera por R$60.
A promessa da vez que que falarei um pouco sobre tipos específicos dessas câmeras, como as panorâmicas e as action sampler (que são umas bem legais que fotografam quadro-a-quadros).

Nenhum comentário:
Postar um comentário