quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Bicicleta sem dono

Já ouviu falar em social bike? Basicamente, são bicicletas espalhadas pela cidade que estão disponíveis para qualquer um que tenha um cartão de crédito e a disposição de pedalar para seu destino. Ecologicamente correta, econômica, saudável e, por que não, divertida a social bike já é comum em muitos países europeus.


Inspirado pelo modelo, os recém-formados em engenharia na USP, Maurício Matsumoto e Maurício Villar, criaram e instalaram na universidade o PedalUSP como trabalho de conclusão de curso. Cada aluno pode usar o serviço por até 1 hora e devolver a bicicleta em uma das estações de empréstimo.


Uma das desvantagens desse modelo é justamente o fato de você ter que, ao final do uso, devolver a bicicleta em um terminal específico. Pensando nisso, o pessoal da Sobi criou uma bike com GPS embutido.  Com isso, dá pra localizar a mais próxima de você pela internet, reservá-la e chegar lá em até 15 minutos. Diferente da PedalUSP o serviço é pago, dependendo de onde ele é oferecido. Ela ainda está em testes, mas em 2012 quem sabe a gente não vê umas dessas rodando aqui pelo Brasil?


Nenhum comentário:

Postar um comentário